Governo divulga data de início do programa de segurança Laranjeiras Presente

O programa Segurança Presente tem um novo cronograma de expansão e o bairro de Laranjeiras está próximo de receber o reforço na segurança. Prometido pelo governador Wilson Witzel, o Laranjeiras Presente segue em fase de elaboração e deve ser posto em prática ao longo do mês de agosto, com início previsto para o dia 12/08.

Na fase de expansão, além do bairro, Largo do Machado e parte do Catete também serão contemplados. As áreas incluídas no projeto têm por base a mancha criminal da região, mapa que mostra os locais em que as ações criminosas ocorrem com mais frequência.

Segundo o secretário de governo do estado, Gutemberg Fonseca, a ideia do projeto é prevenir, principalmente, os roubos de rua , que são os mais comuns na região. O custeio do programa ficará dividido entre Governo do estado, Parcerias Público Privadas (PPP’s) e Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A estimativa é que até 350 agentes estejam nas ruas em Laranjeiras, entre policiais militares , bombeiros, assistentes sociais e outros profissionais civis.

Novidade – com a ampliação, o governo começará a implantar um monitoramento via satélite para fiscalizar tanto as equipes do programa como as das operações Lei Seca e Barreira Fiscal. As operações serão em turnos de 12 horas e através da contratação de policiais militares em dias de folga.

Confira as datas (previstas) de início do programa:

1º de agosto – Nova Iguaçu
12 de agosto – Laranjeiras
26 de agosto – Caxias
2 de setembro – Barra da Tijuca
10 de setembro – Botafogo
23 de setembro – Austin (Nova Iguaçu)
7 de outubro – Bangu
15 de outubro – Miguel Couto (Nova Iguaçu)
30 de outubro – Vila Isabel

Fonte: O Globo
Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

In this article